quarta-feira, 18 de maio de 2011

Varanda de Cruz das Almas

Bem-ti-vi

Bem-ti-vi aves da família do trianidesos gênero Pitangus. E muito conhecido em tudo Brasil. Mede 25 cm, de coloração parda no dorso e amarelado no ventre, com sobrancelha branca muito vivível na grande cabeça: uma listra no alto da coroa que varia de amarelo-claro a laranja-vivo.
O Bem-ti-vi é insetívoro, como todo tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente, mas também frutas e flores de um jardim, ovos de outras aves, minhoca, outros bichos. Costuma capturar pequenos peixes à beira de rios e lagoas de pouca profundidade e banhar-se nos tanques ou chafarizes das praças públicas.
Seu nome popular é onomatopaico, pois ele emite um chamado curioso, no qual parece pronunciando com clareza: “Bem-ti-vi”.
O ninho do Bem-ti-vi fica em lugar visível e é feito de todos os tipos de plantas, freqüentemente com capim. Este pássaro defende seu ninho com muito vigor sendo inclusive agressivo com outros pássaros mesmo que não tenha nenhum ninho.
É dentre todas as aves a mais popular do Brasil.

Bem-ti-vi

2 comentários:

  1. Sr Pedro Macedo, parabéns pela bela idéia de postar imagens do dia a dia em sua bela varanda.
    Sucesso nas postagens e sempre que me sobrar um tempinho vou dar uma olhadinha e se possível comentar algo. Um forte abraço para o Sr que é muito admirado por meu Pai querido.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Macedo, pelo Blog dirigido à ornitologia. Desconhecia esse seu interesse pelas nossas aves. Agora, vou aproveitar para atualizar meus parcos conhecimentos.
    Um abraço,
    Zealberto

    ResponderExcluir