quarta-feira, 8 de junho de 2011

Varanda de Cruz das Almas

Gavião-carijó
(Rupornis magnirostris)

Gavião Carijó

O gavião-carijó é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.
Descrição: A espécie possui cerca de 31 a 42 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos.
Alimentação: Este gavião alimenta-se de atrópodes, pequenos lagartos, cobras, pássaros e roedores.  Seu principal método de caça consiste em sair a partir de um poleiro (galhos, postes, fios elétricos), se atirando sobre a presa em seguida. Ataca ninhos de outras aves e por isso é perseguido por suiriris, bem-ti-vi e tesourinhas.
Reprodução: O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos revestidos por folhas com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.
Hábitos: Habita campos com árvores, bordas de florestas, capoeiras, margens d rios e lagos a áreas urbanas.  Vive solitário ou em pares. Sobrevoa cidades em vôos circulares. É extremamente territorial, anuncia sua presença circulando em vôos altos, aproveitaando as correntes de ar quente. Quando o intruso persisgte em se aproximar do ninho por exemplo, o gavião-carijó realiza vôos razantes podendo atacar o invazor utilizando-se de suas garras afiadas.
Ameaças: A grande ameaça é a destruição ambiental e caça indiscriminada. As aves de rapina têm um papel indispensável no equilíbrio da fauna como reguladores da seleção. Evitam uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como é o caso dos ratos e pombos nos centros urbanos) além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário